O que é?

Contadores de Histórias Encantadas é uma ação educativa dirigida aos professores e alunos de 4º e 5º anos de Ensino Fundamental.

Ao longo do percurso proposto, as crianças têm diferentes oportunidades de ouvir, contar e produzir histórias.

Para se aproximar desse universo encantado, as crianças aprendem muitas novas competências linguísticas (estrutura de texto, tipos textuais, elementos de gramática, figuras linguísticas, diferenças e semelhanças entre a linguagem oral e a escrita, ouvir, ler, contar, escrever, corrigir e revisar) que as ajudarão a revelar os segredos de cada história e, por outro lado, a criar seus próprios segredos e as histórias que os escondem.

Foi elaborado de acordo com os princípios do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), um conjunto de projetos, programas, atividades e eventos na área do livro, leitura, literatura e bibliotecas em desenvolvimento no país, empreendidos pelo Estado (em âmbito federal, estadual e municipal) e pela sociedade.

Contadores de Histórias Encantadas é um projeto aprovado pelo Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet. Ele foi realizado nos anos de 2011 e 2012.

O Concurso Cultural

As histórias (contadas ou escritas) criadas pelos alunos e alunas ao longo do percurso proposto nos materiais didáticos puderam ser enviadas pelos professores responsáveis para a “Central de Relacionamento dos Contadores de Histórias Encantadas”.

As produções foram analisadas por um júri especializado e as 30 histórias escolhidas foram reunidas e publicadas no livro “Contadores de Histórias Encantadas e outras Histórias”, distribuído gratuitamente para as escolas e bibliotecas de todo Brasil.  Todas as histórias encaminhadas para o concurso fizeram parte do acervo da “Biblioteca Virtual de Histórias Encantadas e outras Histórias”.

Como prêmio especial, foram distribuídas câmaras digitais para 15 professores e 15 alunos (3 de cada região do Brasil).

As 5 escolas dos alunos que estiveram no 1º lugar (uma por cada região do País) ganharam  um Kit Multimídia (data show, notebook e tela para projeção).

Os nomes de todas as escolas e professores participantes foram citados nos créditos do livro.

(Para conhecer as regras de participação acesse o Regulamento)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *